A organização do navegador de projetos pode ser alterada e agrupada de várias maneiras. Irei ensinar aqui como agrupar as vistas com base em ETAPAS do projeto.
O primeiro passo é criar um parâmetro do projeto com o nome ETAPA.
Para criar o parâmetro citado, vá na aba “Gerenciar” e selecione “Parâmetros do projeto”.
Em seguida, clique em Adicionar.
Com a janela de Propriedades de parâmetros aberta, em Dados de parâmetro, digite:
· Nome: ETAPA.
· Disciplina: Comum
· Tipo de parâmetro: Texto
· Parâmetro de grupo sob: Texto
· Categorias: Vistas
No painel de propriedades irá surgir o parâmetro criado:
No Navegador de projeto, clique com o botão direito do mouse sob o texto “Vistas (todas)” e marque “Organização do Navegador de projeto”.
Clique em “Novo” e atribua um nome. No caso, o nome atribuído foi “ETAPAS”. Esse nome ficará entre parênteses ao lado do nome “Vistas”, no Navegador de projeto.
Mude para a aba “Agrupar e classificar”. No exemplo, o agrupamento foi pelo parâmetro criado “ETAPA” e classificado por “Nível associado”. Fica a seu critério outras formas de organização.
Feito esses passos, o Navegador de projeto ficará assim:
Enquanto cada vista não possuir uma ETAPA atribuída, ela estará no grupo “???”. Para atribuir uma ETAPA, selecione a vista, ou várias vistas de uma só vez com a ajuda do “ctrl” e, em seguida, vá no painel de Propriedades e escreva o nome da ETAPA (Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Legal, Projeto Básico ou Projeto Executivo, etc.)
Agora as vistas estão dentro do grupo Estudo Preliminar, sendo possível criar outros grupos a partir de outras nomenclaturas.
É isso, espero que tenham gostado!
Bons estudos!
Lucas Figueiredo de Melo.
12/11/2020.
Comments